O que fazer
Tiradentes é conhecida pela sua arquitetura da era colonial barroca.
​
Ao planejar o que fazer em Tiradentes, você já deve saber que irá encontrar muitas igrejas pela frente.
​
É imperdível a visita à Igreja Matriz de Santo Antônio, principal cartão postal da cidade. Situada no alto de uma ladeira de paralelepípedo, a igreja foi construída no início do século XVIII, durante a Corrida do Ouro. Reformada por Aleijadinho décadas mais tarde, a igreja de fachada branca e amarela ainda conta com o visual da Serra de São José ao horizonte.
​
Nas proximidades, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário é uma igreja do século XVIII construída por escravos.
​
As lojas de artesanato, restaurante e bares preenchem a praça central da cidade, o Largo das Forras, que é um ótimo passeio à tarde.
​
Para as crianças, recomendamos que façam o passeio de charrete que sai de lá.
​
Também vale fazer o passeio de Trem Maria Fumaça que liga Tiradentes a São João del Rei. Considerado um dos casarões mais importantes de Tiradentes, o Museu Casa Padre Toledo foi o local onde ocorreu a primeira reunião dos inconfidentes, em 1788. Ao entrar no museu, você fica impressionado ao ver de perto os móveis, itens e pinturas da época.
​
Vale a visita ao Chafariz de São José, mais um ponto turístico de Tiradentes que carrega a história da cidade, construído há mais de 270 anos. Repleto de elementos barrocos e detalhes em quartzo, o chafariz foi construído em 1749 e era a única fonte de água potável de Tiradentes – ele era responsável pelo fornecimento de água para os moradores.
​
Além disso, Tiradentes também é uma boa pedida para os amantes da natureza. Para os esportistas e aventureiros, recomendamos a trilha do carteiro e a Caminhada no Bosque Mãe D’água.
​
Existem diversas cachoeiras lindas na região como a Cachoeira do Bom Despacho.